Lajes nervuradas tem origem em 1854, Boutland Wilkinson patenteou um sistema em concreto armado de pequenas vigas regularmente espaçadas, onde os vazios entre as nervuras foram obtidos pela colocação de moldes de gesso, sendo uma fina capa de concreto executada como plano de piso.
De acordo com a NBR 6118 lajes nervuradas são: “lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída
por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.”. Devido as evoluções arquitetônicas e a necessidade de otimizar a estrutura em função do aumento dos vãos e da mobilidade dos ambientes internos.
As lajes nervuradas são resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, propiciando uma redução no peso próprio e melhor
aproveitamento do aço e concreto, a resistência à tração é concentrada
nas nervuras, os enchimentos utilizados possuem apenas a função de
substituir o concreto sem colaborar com a resistência. As reduções
citadas propiciam economia de materiais, fôrmas e mão de obra,
redução de perdas e aumento da produtividade, o que viabilidade o
sistema construtivo.
Sobre as lajes treliçadas
Lajes Treliçadas é um tipo de laje de concreto composta por vigotas pré-moldadas com armações treliçadas. As Lajes Treliçadas pré-moldadas ou pré-fabricadas já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com lajotas de cerâmica ou isopor, a fim de formar um conjunto resistente.
Como vantagem, o sistema apresenta o custo acessível e a facilidade de
montagem. Além disso, dispensam a grande quantidade de madeira usada na execução das lajes convencionais.
Deixe um Comentário